Projetos Acadêmicos
Projeto 01
Quando falamos de projetos com esquadrias de persiana integrada, sabemos que o acessório de caixa de persiana influi diretamente para o resultado acústico, sendo o principal ponto de vulnerabilidade podendo mudar o desempenho do produto para melhor, ou para pior quando a esquadria é de alta performance. Por isso foi iniciado um estudo para identificar que tipo de alterações tem maior eficácia para melhorar este material, os estudos foram feitos pelo nosso laboratório para melhorar o desempenho de nossas esquadrias e determinar quais materiais trariam um melhor resultado e analisar o custo-benefício entre eles, identificando a diferença ao serem utilizados e ter os resultados quantitativos para a empresa.
O projeto de pesquisa consiste no estudo de materiais para revestimento de caixa de persiana, visando obter resultados que demonstrem qual produto irá permitir o fabricante a ter um melhor custo beneficio e desempenho acústico. Diversos ensaios foram feitos até serem selecionados os matérias que melhor complementaram o estudo, ficando como estudo final do projeto as seguintes situações:
• Caixa de persiana sem preenchimento;
• Caixa de persiana com Vitocell;§Caixa de persiana com manta especial (desenvolvida para o projeto);
• Caixa de persiana com 1 camada de borracha;
• Caixa de persiana com 2 camadas de borracha.
Tampa de persiana com Vitocell
Tampas de persiana: sem revestimento e com dupla camada de borracha
Tampa de persiana especial, desenvolvida para o projeto pelo consultor Vinicius
Tampa de persiana com camada de borracha
Resultado
Os procedimentos de ensaio seguiram rigorosamente a ABNT NBR 10821, os ensaios ocorreram no dia 05 de outubro de 2022.
Os estudos com a caixa de persiana sem preenchimento, caixa de persiana com Vitocell e caixa de persiana com manta especial de acordo com ABNT NBR 10821-4:2017, mostra potencial de isolamento acústico de uma esquadria para atender a classificação “B”.
Os estudos com a caixa de persiana com 1 e 2 camadas de borracha com ABNT NBR 10821-4:2017, mostra potencial de isolamento acústico de uma esquadria para atender a classificação “A”.
Após todas as análises feitas em laboratório o fabricante de esquadrias pode utilizar o material conforme a necessidade da obras e adequar o material conforme os empenho acústico desejado.
Os procedimentos de ensaio e laudo técnico para desempenho acústico de esquadrias são normativos, e por isso são padronizados, porém de forma inovadora pode ser aplicado na analise de resultado, sendo uma solução pós-normativa. Essa solução inovadora se aplica em um procedimento de ensaio laboratorial para analise de desempenho acústico de esquadrias segundo a ISO 16283-1 e ABNT NBR 10.821-4.
A Universidade do Som ao longo desses anos atende como laboratório, com base nesta experiencia fizemos uma pesquisa com nossos clientes e parceiros a fim de entender em qual estágio do processo de desenvolvimento de esquadrias nós estávamos sendo acionados para realizar o ensaio desempenho acústico.
A resposta da maioria de nossos parceiros é que muitos deles não sabiam classificar o desempenho acústicos de suas respectivas esquadrias, e então, entravam em contato conosco quando um consultor ou construtora solicitava o laudo de desempenho.
Por esse motivo, nós investimos em um equipamento de holografia, que permite ver o som, esse equipamento francês com a tecnologia Beamforming, permite a filtragem espacial de processamento de sinal usado em matrizes de sensores para transmissão ou recepção de sinal direcional, feita por meio de uma SoundCam.
Além de oferecermos o laudo de desempenho acústico, também oferecemos um desenvolvimento rápido e prático, que na maioria dos casos (como esses citados ao lado) conseguimos extrair desempenho de 3 á 5dB, em apenas 30 minutos.
Consideramos uma solução inovadora pois somos o único laboratório a aplicar esse procedimento de forma única no Brasil, gerando solução em tempo record e contribuindo para aplicação da norma de desempeno de fachadas ABNT NBR 15.575-4.
Canto inferior:
Encontro entre folha e marco
Fecho concha
Conclusão da investigação: Frestas pontuais em cantos e fechos
Resultado
O processo de desenvolvimento de esquadrias em tempo record é um marco na história da Universidade do Som e contribui para o setor de esquadrias colocando em vigor a norma de desempenho para esquadrias e fachadas.
Os resultados variam de acordo com o modelo de esquadrias e da quantidade de intervenções um ensaios. Ao lado, temos um exemplo de um parceiro que realizou 08 intervenções, sendo 03 ensaios laboratoriais, 03 filmagens para analisar as falhas do sistema, e 02 intervenções pontuais.
O resultado foi o aumento de 10dB em relação ao estágio inicial, fazendo com que em alguns dias de estudo a esquadria mudasse de classificação na norma de desempenho de nível C para nível A.